sexta-feira, 3 de junho de 2016

Tá todo mundo mal - Resenha



Prontos para mais uma resenha de um clássico do "Movimento Literário Youtubista"?? Bom prontos ou não, estamos aqui para falar sobre mais um deles. Sim estou sendo um pouco sarcástico, mas ao contrário das outras obras que li este tem conteúdo e foi bem legal ler ele todinho até o fim. Vamos lá?
O livro Tá Todo Mundo Mal escrito pela jornalista por diploma e Youtuber por emoção Julia, vulgo Jout Jout, chegou as livrarias no mês de Maio pela editora Companhia das Letras e vem com a ideia de retratar as crises pela qual ela já passou ao longo de sua vida. A capa é bem a cara da autora, algo simples mas que a representa bem, um mundo de cabeça pra baixo.
Jout Jout vem através de pouco menos de 200 páginas dividir algumas de suas crises e aprendizados com os leitores. E vamos combinar, crise é uma coisa que ela tem bastante não é? Crises na infância, na adolescência, nos relacionamentos, faculdade, empregos e etc. E a cada crise a gente vai se identificando e se sentindo mais humano ao acompanhar os desdobramentos. Eu particularmente me encontro em uma crise brava de desemprego, falta de estimulo e preocupações financeiras e ler o livro me fez pensar um pouquinho diferente em relação a minha situação. Tipo, crise é normal! Todo mundo passa por diversas e em várias épocas de sua existência. E no final tudo se resolve. Nem sempre da forma como almejávamos, mas sempre se resolvem. E o legal do livro é que as crises são contadas da mesma forma que ela é nos vídeos. Completamente louca e um pouquinho anormal!
Eu infelizmente li o livro com aquele pensamento bem no fundo do cérebro de que era mais um livro de uma pessoa que faz vídeos no Youtube e quer ganhar dinheiro e isso realmente me atrapalhou a me entregar a leitura. Mas no fim eu achei uma leitura boa e interessante. O que me prende nos vídeos da Jout Jout é que ela é completamente espontânea e se ela resolver falar sobre por que o céu é azul, ela vai falar sobre o céu ser azul e fará isso de uma forma espontânea e particular dela. E isso foi realmente passado pro livro, de uma forma que ficou legal, ao contrário de outros livros do mesmo segmento que ficaram completamente perdidos.
No final das contas é um livro que nos apresenta mais aspectos da conturbada e divertidíssima existência da Jout Jout e nos apresenta de uma forma diferente a ideia de que crises acontecem, algumas rápidas e simples, outras demoradas e complexas, mas que sempre podem ser edificantes.
Eu acho dificil isso chegar até ela, mas se por um acaso (ou não tão acaso assim...) ela ler essas linhas, que ela receba o meu MUITO OBRIGADO pelo texto que me fez refletir e tirar muitos pensamentos negativos do meu dia a dia.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário