sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Muito Mais que 5inco Minutos - Resenha



Acho bem difícil alguém não conhecer a autora do livro ou pelo menos ter escutado o nome dela em algum lugar. Kéfera Buchmann eh uma das youtubers mais bem sucedidas do Brasil (senão, a mais bem sucedida) com seus 5 milhões (mais especificamente 5.984.198) de seguidores no YouTube. Bom mas não viemos falar sobre os vídeos feita (pelos quais sou apaixonado) mas sim sobre o seu livro.
Recentemente na bienal do livro do Rio Kéfera foi uma das responsáveis por uma das mais insanas e loucas reações em uma bienal de livros. Dezenas, centenas ou quem sabe até milhares de adolescentes (tá, alguns nem tão adolescentes assim) gritando desesperadamente por poder vê-la no pavilhão. E você que é fã dela deve estar me odiando por ter chamado de insana e louca reação do público, mas realmente foi. Já imaginou um monte de fãs de livros gritando e chorando por ver a J.K Rowling entrando em um pavilhão? Tá, não é uma boa comparação, sim, grtirariamos loucamente só de saber que ela pisou no Brasil né. Mas enfim, não é típico do publico leitor se portar dessa forma em um evento literário. Se vestir como um personagem favorito, sair de lá com 7 sacolas carregadas de livros, participar de apresentações um tanto quanto duvidosas, sim é uma reação comum, mas não foi o que vimos nas apresentações. Devido a essa manifestação improvável diversos autores se pronunciaram de forma negativa e contraria ao sucesso dos livros de youtubers. Confesso que achei um desdém incrível e fiquei até um pouco com vergonha alheia. Alguma das autoras que não me recordo qual foi comentou em uma entrevista que os seus leitores não se comportavam gritando histericamente enquanto aguardavam por uma sessão de autógrafos, pois estavam na fila lendo um bom livro. Sim, eu fiquei com muito constrangimento de ler isso, apesar de no fundo achar que ela tinha um pouco de razão
Eu conheci os vídeos da Kéfera já tem um bom tempo. Não me lembro exatamente quando, mas desde então eu meio que me viciei nela. A forma meio que desordenada que ela fala nos vídeos e a forma louca que grita repentinamente com a Wilma me encantaram, por que ao contrário dos outros canais que eu conhecia ela não tinha um roteiro bonitinho pra seguir e parecer a menina comportadinha que ensina a passar maquiagem, ou o cara cuzão que quer pagar de #vidalouca mas tem uma equipe que o dirige, edita os vídeos e diz até o sentimento que ele tem que ter no momento da gravação. Enfim, o jeito louco de ser dela me deu muito vontade de conhece-la mais e isso só aumentou quando soube que ela iria lançar um livro.
Eu demorei um pouco pra ler pois devido a minha vida financeira eu tive que parar de comprar livros (calma Ogando, não chora. Isso vai passar, você vai poder frequentar a FNAC novamente. Respira!!) e só ia ficando mais curiosos após ler algumas criticas nada boa sobre ele. Mas como eu cago pra criticas (apesar de que as minhas resenhas são uma critica a obra) eu queria ler mesmo assim. E finalmente hoje eu conseguir por as mãos nele para ler!!!! E que decepção gente. Bom, eu tentei procurar um sinônimo que não fosse tão forte assim, mas realmente não consegui encontrar nenhum. Eu meio que esperava que o livro fosse uma extensão do que já vemos nos vídeos do canal, meio que um diário mais profundo dela (eu tenho uma mania tosca de achar que yotuber é meu amigo, e que cada vídeo que vejo é uma conversa que estou tendo com eles. Será que sou só eu??), logo esperava ver coisas mais legais no livro. Mas o livro é basicamente um resumo bem corrido de várias coisas que ela já citou no canal sem muita coisa diferente.
O livro tem em média 120 páginas, das quais várias dela são de fotos e ilustrações. Por alto creio que as histórias em si estejam distribuídos em 90 paginas ou menos. Mas isso é normal, nem todos os livros tem 400 paginas e parecem uma bíblia gigante. O que me deixou frustrado foi que o livro fala resumidamente de quando ela era criança, adolescente, seus primeiros problemas com bullying e relações com familiares, amizades e primeiros amores. Mas Rodrigo, o que isso tem de errado?? Bom, boa parte disso nós já conhecíamos de vídeos, entrevistas e afins, logo o livro se tornou um pouco massivo por lermos algo que já sabiamos. Outro fator foi que o deficit de atenção que ela já confirmou ter diversas vezes se mostrou bem presente no livro, mas ao contrário dos vídeos isso não ficou legal. Pular de assunto em assunto e depois voltar para o primeiro que já nem lembramos direito foi bem cansativo no decorrer dos capítulos. O sentimento no final do livro é de que ela fez uma resenha grande para apresentar o seu futuro livro e não que o que estamos lendo já é o próprio livro.
Bom, de qualquer forma, espero que fique bem claro que não quero desmerecer o livro nem o trabalho dela, uma vez que sou super fã do seu trabalho como atroz/youtuber/louca, mas o livro realmente não parece ter nem cinco minutos, quanto mais Muito Mais que 5inco Minutos.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário