segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Coração Condenado - Resenha






Pensem em um livro que você não dava nada pra ele e do nada você o lê em uma madrugada (apesar da sensação constante de estar sendo observado enquanto lia. É sério, é bem sinistro...). Pois é, foi o que aconteceu com este livro. Eu o achei vasculhando os meus arquivos e achei a história interessante, assim comecei a ler.

O livro conta a história de Frank que está empenhado em descobrir como funciona a caixa de Lemarchand. O artefato criado por Lemarchand e consiste em uma caixa, geralmente com forma retangular, que contém em seu interior um ave mecânica de pequeno tamanho situado debaixo de um medalhão ou tampa ovalada e ativada por meio de um dispositivo. E após descobrir o funcionamento da caixa nós é que somos surpreendidos com a finalidade da caixa.
Frank está realizando um ritual de invocação aos Cenobitas. O termo geral referente a Cenobita são monges que se afastam da sociedade para meditação e dedicação, mas no enredo do livro eles não são bem monges meditando. Os Cenobitas da nossa história são "Teólogos da Ordem de Gash" também conhecidos pelo termo "Hierofante". Como seres extra-dimensionais, eles conseguem alcançar nossa realidade apenas através de brechas no espaço-tempo feitas por determinados artefatos místicos. O mais comum desses artefatos é um cubo de partes móveis. A caixa de Lemarchand (ou Configuração do Lamento).
Após a invocação dos Cenobitas Frank tem a sua recompensa tão aguardada. PRAZER. Os Cenobitas lhe dão o que ele tanto queria mas claro, cobrando o seu preço. Frank teve junto ao seu prazer o aumento de seus sentidos, lembranças, desejos, olfato, paladar... Com uma explosão de todos esses sentimentos ele quase perdeu os sentidos e ficou cara a cara com outra Cenobita que lhe informa que agora eles irão começar de verdade.
Após o encontro com os Cenobitas a história nos mostra o irmão de Frank, Rory e sua esposa Julia se mudando para a casa da família onde Frank estavam orando antes de sumir no mundo. O casal se muda para o casarão para tentar salvar seu casamento que está em ruínas. Rory não tem noticias de seu irmão desde que este sumiu no mundo indo para algum país asiático se esconder e mexer com suas coisas erradas.
O problema é que esta mudança irá lhes trazer revelações sobre o sumiço de Frank e várias outras histórias que o envolve. E fatidicamente irão descobrir que o irmão não está tão distante assim deles.

Sinceramente eu nunca li um livro com tanto "cagaço" que nem esse. Eu comecei a lê-lo na sexta a noite e simplesmente não consegui parar. Fui deitar e continuei a ler. O problema era que o tempo todo que eu lia tinha a nítida impressão de que alguém estava me acompanhando ou me olhando do canto da parede. E foi bem sinistro isso.
Pesquisando algumas informações sobre o livro eu descobri que ele foi a inspiração para a criação dos filmes de terror da série Hellraiser. Claro que vou ter que assistir a série (que possui 7 filmes) e depois conto aqui o que achei!!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário