sexta-feira, 4 de março de 2016

Coleções de Livros que me ajudaram a crescer



Desde os primórdios da literatura somos acompanhados por todas as fases da nossa vida por coleções de livros. Crianças, adolescentes, jovens, adultos. Existem coleções para todos os gostos!
E após uma série de livros antigos que andei achando nos meus arquivos resolvi listar as principais coleções que me acompanharam durante a minha infância/adolescência.
Vamos a lista. =)

Monteiro Lobato
A primeira série de livros que lembro ter tido acesso na escola foi Monteiro Lobato. Lembro que a escola estava fazendo um trabalho que juntava as aulas de português e artes, e o tema eram as obras de Monteiro Lobato. Na época livros eram super caros e nós não tínhamos condições de comprar, então eu pegava os livros emprestados de amigos que tinham ou na biblioteca da escola. Lembro de ser louco pra tê-los em casa e poder ler sempre que quisesse, mas na época era difícil.


Coleção Vaga Lume
A coleção Vaga Lume chegou até mim no colégio. Lembro de um teatro em grupo que tivemos que fazer na terceira série e um dos livros da série estava na lista de opções. Porém ao escolher o livro para adaptarmos pegamos outro livro que era menor, para a peça ficar mais rapidinha. Porém a capa me chamou muita atenção pois parecia um livro de suspense e que já adorava na época. Porém, de alguma forma o livro achou um jeitinho de chegar as minhas mãos. Um tempo depois eu recebi da patroa do meu pai uma mochila cheia de livros, que eram do enteado dela, mais velho que eu. E no meio de uns 30 livros (como eu queria receber uma mochila cheia de livros mais vezes!!) haviam 4 livros da série Vaga Lume, e entre eles O Escaravelho do Diabo, que era o livro que havia me chamado a atenção.
Após ler O Escaravelho do Diabo eu li os outros três compulsivamente e me apaixonei perdidamente pela série. Os livros são infanto-juvenis mas as histórias nos prendem mesmo após adultos. Ainda não consegui ler todos os livros da coleção, e estou atualizando alguns em pdf recentemente, mas recomendo qualquer livro da coleção sempre!! Quem dera se essa geração tivesse uma companhia tão boa quanto tivemos ao lado dessa coleção!!


Coleção Salve-se Quem Puder
Essa coleção eu tenho orgulho de dizer que li TODOS os volumes!! Os conheci na biblioteca do colégio no auge da minha quinta série. Os livros da coleção são bem curtinhos e normalmente eu os lia durante o recreio mesmo. Ai acabava voltando e tendo que pegar outro pra ler em casa. Mas o legal dos livros é que eles eram repletos de desafios. Enigmas para serem decifrados, charadas, testes, 7 erros e muito mais. E as histórias mesmo que curtas eram muito legais.
Lembro de um mico gigante que paguei com esses livros na sétima série. A professora pediu para resumirmos um livro que tivéssemos lido na ultima semana (a escola tinha toda quarta feira uma hra dedicada somente a leitura. Então todo mundo era meio que obrigado a ler pelo menos um livro por semana) e eu havia relido um desta coleção. Com medo de ficar muito curto resolvi resumir fazendo um resumo de cada pagina do livro. Enquanto os outros alunos leram em 1 ou 2 minutos eu fiquei la na frente lendo o meu resumo (nada resumido) de 5 minutos. Tá explicado pq eu apanhava na escola neh... (risos)




Coleção A Turma do Posto Quatro
Essa coleção também chegou até mim pela mesma mochila dos céus que me trouxe a coleção Vaga Lume. Os livros desta coleção me chamaram atenção pelo tamanho deles. Todos foram lançados como edição de bolso, logo todos eram bem menores que os tradicionais.A série de livros gira em torno de uma turma de garotos: Lula, Príncipe, Pavio-Apagado, Cidinha e Carlão, que, juntos, desvendavam os mais complicados mistérios. O autor Hélio do Soveral usou o pseudônimo de Luís de Santiago ao escrever esta série, que teve 35 títulos diferentes. Apesar da turma de amigos serem moradores de Copacabana algumas das história se passa em outros locais, inclusive outros estados.


Turma da Mônica
Bom, não é bem uma coleção de livros mas fez parte do meu crescimento e acho que de muita gente por aí né. Eu lembro que quando meus pais descobriram que eu estava aprendendo a ler eu tinha acabado de entrar no pré e uns dias depois meu pai me trouxe uma revistinha da Mônica. E foi aí que comecei a me apaixonar por leitura. Ele chegava com uma revistinha e pouco depois eu já a passava pra minha mãe ler depois de mim. E assim fui montando minha primeira coleção. Meu pai trazia pelo menos duas por semana. Uma da Mônica, uma do Cebolinha, Chico Bento e por ai vai. E eu fui me apaixonando cada vez mais. Lembro de chegar a ter por volta de 300 revistinhas ou mais. Mas aí começaram a pedir emprestadas, algumas iam e vinham, outras nunca mais eu vi e aos poucos elas foram se acabando. Mas até hoje ainda leio. Sempre que possível compro revistinha e Almanacão de Férias.


E também alguns autores que não escreveram coleções mas estavam sempre presentes nas minhas leituras.

Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo e muitos outros.

Hoje porém tenho a impressão de que as escolas não focam muito nessas séries tão tradicionais para nós. Já vi colégios utilizando Harry Potter, Divergente e até Crepúsculo. Nada contra é claro, eu mesmo amo estas e outras sagas (exceto Crepúsculo, não sou muito fã) mas com uma literatura tão rica quanto a nossa seria realmente necessário introduzir as crianças e jovens a sagas lá de fora? Bom, como dizem "Gosto é cada um com o seu né".
De qualquer forma estes livros estão sempre aí para que possamos revisita-los e para que novos leitores o descubram.

E você? Curtiu algumas dessas sagas ou tem alguma pra indicar? Fale conosco!!! =)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário